26 de dez. de 2007

Como usar a Cafeteira Italina ( Moka)


Esta é uma das máquinas mais versáteis na extração de um bom café.
Acordar e preparar um café numa destas torna-se uma verdadeira arte.
Ela é facilmente encontrada no comércio, variando de 30 a 150 reais dependendo do modelo.
A moka, como também é conhecida é dividida em três partes. Um é a ``caldeira´´ , que é a base, um filtro, onde coloca-se o café, e um coletor.
Há também uma válvula de segurança que impede o aumento da pressão e conseqüente explosão.
Para fazer um bom café é preciso acertar o ponto. Numa cafeteira de tamanho médio três a duas colheres de sopa preparam um café forte. Após encher de água a caldeira até pouco antes da válvula de segurança, colocar o café e enroscar bem as partes é preciso preocupar-se com a temperatura da chama. Não use fogo alto e em 5 min o café deve começar a sair pela biqueira, observe que a cor do café muda com o passar o tempo e ai esta o segredo.
Para um café bem forte no primeiro sinal de clareamento do fluido tire do fogo e sirva, quem gosta de um expresso vai preferir assim. Mas quem gosta fraco, basta esperar uma mudança na intensidade do fluxo, assim que aumentar deve desligar e esperar cessar o processo. Caso não seja desligado antes o café sairá queimado, um erro muito comum, levando muitos iniciantes a não gostar do café feito na cafeteira italiana.

Um vídeo que ajuda a entender a coisa.



13 comentários:

Ana disse...

Exatamente o que eu estava procurando.
Valeu!

Anônimo disse...

Valeu. Comprei uma e não sabia como funcionava.

Anônimo disse...

Mto Bom! Havia "encostado" a minha cafeteira por não saber utilizar, e por temer uma explosão devido a pressão. Valeu mesmo.

DJGrello disse...

E o mais engraçado que na minha cafeteira não veio manual de como usar

Laís Ferrari disse...

Meu café nõa quis "subir" de jeito nenhum, porque será que aconteceu isso? Pus a agua exatamente antes da valvula, o pó na quantidade exata, rosquiei bem e mesmo assim não subiu...

Gamesh_ disse...

o café so não vai subir se vc botar cafe de + e compactar ele ou não aquecer o suficiente a água.

Anônimo disse...

vale lembrar que se vc botar a água exatamente abaixo da válvula, quando vc mergulhar o funil, ele faz a água subir ali dentro, ficando por cima da válvula, então deixe a água mais abaixo da válvula para garantir que ela nao suba até a válvula. É importantíssimo também NUNCA prensar o pó do café, senão já era... se prensar o pó, o café vai no máximo subir todo "torrado" pq o calor vai concentrar ali, e vai torrar o pó.
www.BonusKit.com

Unknown disse...

Por que será que a agua não está subindo totalmente, só sobe a metade da água que eu coloco , eu sempre coloco abaixo da valvula.

Gamesh_ disse...

Para Sandra 28 de maio:

Experimenta botar água em vários níveis pra ver qual que da mais certo na sua cafeteira.
Pode ser um problema de fabricação.
Normalmente não sobe toda a água não, fica coisa de um dedo pra menos.

Daniel disse...

Boas dicas,valeu

Anônimo disse...

ACABEI DE COMPRAR UMA VI 1 VIDEO COLOCA SE A AGUA EM BAIXO ANTES DA VALVULA E 1 POUCO NA PARTE DE CIMA TAMBEM SO UM POUQUINHO

Anônimo disse...

ACABEI DE COMPRAR 1 COLOCA SE 1 POUCO EM CIMA TAMBEM VI NO VIDEO

TGatti disse...

Sempre faço cafés com a moka em casa, das dicas que tenho é sempre utilizar cafés de qualidade, gourmet ou 100% arábica, com a moagem grossa, sempre utilizar água mineral ou bem filtrada e deixar no fogo baixo, pois assim o café sai mais encorpado. Uma das dicas é colocar um pouco de água, bem pouco, no reservatório de cima da moka, pois assim quando o café sair da cafeteira não vai queimar quando entrar em contato com o metal quente. Sempre utilizo um café gourmet muito bom, eles também tem moagem ideal para a moka, http://www.reservagourmet.com.br/